Distúrbio da tireoide


A tireoide é uma glândula situada na parte frontal do pescoço, envolvendo a traqueia. Sua função é de importância vital no organismo: produz hormônio que regula o crescimento e o desenvolvimento e a manutenção do metabolismo.


Causa

O bocio primario, ou exoftalmico, é causado por deficiência de iodo na alimentação, mineral esse necessário à síntese do hormônio tireóidiano (tiroxina). Quando a tiroide não consegue fabricar satisfatoriamente seu hormonio, ela aumenta de tamanho, numa tentativa de compensação, manifestando o bocio. Essa doença é mais comum em regiões afastada do litoral.

Sugestão natural.

Hortaliças
ALGAS MARINHAS COMESTIVES( Kombu, musgo irlandês, salame etc.) Todas as algas são ricas em iodo, portanto indicada no tratamento do bocio carência.
ALFACE: Utilizar copiosamente alface cruas em salada. Mastigar cuidadosamente. Ou tomar o chá por cozimento na dose de 50 a 80 gramas para 1 litro de agua. A dose tradicional é de 3 ou 4 xícaras por dia. Preferir alface de regiões costeiras.
COUVE: incluir couve na alimentação. A dose tradicional é 3 colheres, das de sopa, de suco de couve em jejum. Preferir couve de regiões costeira.

FRUTAS
LIMÃO: Cura de limão. Começa-se com 1 no primeiro dia, 2 no segundo dia, 3 no terceiro dia, assim por diante, até 10; depois diminui-se a dose pela mesma escala até 1 limão.

PLANTAS
MASTRUÇO. Cataplasma locais. Dose tradicional. 12 colheres, das de sopa, de planta picada para um litro de água.
TREVO-CHEIROSO. Aplicar Cataplasma locais do chá concentrado de trevo-cheiroso.

Comentários