Concordatas
O instituto jurídico da concordata visa resolver a situação
econômica de insolvência do devedor, ou prevenindo ou evitando a falência )concordata
preventiva) ou suspendendo a falência (concordata suspensiva), para proporcionar a
recuperação e restauração da empresa comercial.
A concordata é um favor legal consistente na remissão parcial
ou dilação do vencimento das obrigações devidas pelo comerciante. Somente o
profissional exercente de atividade mercantil tem acesso, no direito vigente, a este favor
legal. Mesmo assim, não é qualquer comerciante que pode valerse da concordata. Deve
ele preencher determinados requisitos legais, que a doutrina costuma sintetizar de boa fé
ou honestidade. O comerciante deve preencher os requisitos formais da lei para
beneficiarse da concordata. A sua honestidade ou boa fé, para fins de concessão ou
denegação do favor legal, se definem, assim, exclusivamente, pelo preenchimento dos
mesmos requisitos. Mesmo que o comportamento dele seja condenável sob o ponto de
vista moral, ele será considerado honesto se, inobstante, atender os elementos legais.
O objetivo da concordata é resguarda o comerciante das
conseqüências da falência, seja evitando a sua decretação (concordata preventiva), seja
suspendendo seus efeitos (concordata suspensiva).
Considerou o legislador que os riscos da atividade de
produção e circulação de bens, em uma economia marcada pela liberdade de iniciativa e
competitividade, reclamam uma proteção ao comerciante que, agindo de boa fé, sofre
um revés em seus negócios.
Somente o comerciante tem direito a concordata. O exercente
da atividade civil, mesmo que, em tese, preencha todos os requisitos da lei falimentar
referentes à concordata, com as necessárias adaptações, não tem acesso ao favor legal.
A lei, no entanto, não reconhece legitimidade ativa para o
pedido de concordata a determinados comerciantes, a seguir referidos:
a) as instituições financeiras, as sociedades integrantes do sistema de
distribuição de títulos ou valores mobiliários no mercado de capitais ou
corretoras de câmbio não podem impetrar concordata, nos termos do art.
53 da Lei no 6.024, de 1974;
b) as empresas que exploram serviços aéreos de qualquer natureza ou infra-
estrutura aeronáutica não tem direito à concordata por força do art. 187 da
Lei 7.565, de 1986;
c) as sociedades segurados não tem legitimidade ativa para o pedido de
concordata, conforme dispõe o art. 26 do Decretolei no 73/66.
Não há muito rigor nas opções legislativas, mas parece que
elas se guiam pela defesa dos interesses dos consumidores. O pedido de concordata de
uma empresa de viação aérea, por exemplo, poderia comprometer a sua imagem junto
aos consumidores de seus serviços, quando não a própria segurança do vôo.
CONDIÇÕES DA CONCORDATA
Para Ter acesso a concordata deve o comerciante atender a
certos requisitos legais, de duas ordens: gerais, pertinentes tanto a concordata
preventiva ou suspensiva; ou específicos, pertinentes apenas a uma dessas
Os requisitos que o comerciante deve atender para Ter
acesso seja à concordata preventiva, seja à concordata suspensiva, são os seguintes:
a) regularidade no exercício do comércio, ou seja, o comerciante para Ter
direito à concordata deve ser registrado no órgão comercial e Ter seus
livros devidamente autenticados (art. 140, I);
b) não Ter título vencido a mais de 30 dias ou Ter a sua falência requerida
neste prazo (art. 140, II);
c) não ser condenado por crime falimentar, furto, roubo, apropriação indébita,
estelionato e outras fraudes, concorrência desleal, falsidade, peculato,
contrabando, crime contra privilégio industrial ou contra a economia
popular (art. 140, III);
d) não Ter impetrado concordata nos 5 anos anteriores (art. 140, IV, primeira
e) Ter cumprido as concordatas impetradas anteriormente (art. 140, IV,
Segunda parte); e
f) Estar quites com o fisco (CTN, art. 191) e com a seguridade social (Lei no
8.212/91, art. 95, § 2o, e).
Em relação aos requisitos mencionados pela alínea b acima, é
necessário observarse o seguinte: no sistema de lei falimentar, pelo disposto nos arts.
8o e 140, II, o comerciante com título vencido a mais de 30 dias e não protestado tem
direito à concordata preventiva; o comerciante com título vencido há 30 dias deve
requerer a autofalência e, posteriormente, a concordata suspensiva; o comerciante com
o título protestado, cuja falência foi requerida antes dos 30 dias do vencimento, tem
direito à concordata suspensiva.
A jurisprudência tem atenuado o rigor da lei, possibilitando ao
comerciante o acesso à concordata preventiva se tem título vencido a mais de 30 dias,
desde que não protestado, independentemente do pedido de autofalência (Súmula 190
O comerciante individual, de passivo quirografário inferior a
100 vezes o maior salário mínimo vigente no País, está dispensado do atendimento dos
requisitos acima referidos sob a alínea a e b (Lei de Falências, art. 140, caput)
ESPÉCIES DE CONCORDATA
Existem, sob o ponto de vista legal, apenas duas espécies de
concordata: a preventiva e a suspensiva da falência. Na teoria, porém, encontram outras
espécies ou modalidades, segundo os objetivos ou efeitos que dela se pretenda obter.
Desde logo podemos classificála, tendo em vista o
procedimento judicial, em concordata amigável ou extrajudicial e concordata contenciosa
A concordata amigável, como seu próprio enunciado
esclarece, se processa à margem do âmbito judicial, de modo a prescindir da prestação
jurisdicional. O devedor e os credores se compõem amigavelmente, concedendose
dilação de prazo ao devedor para que pague aos credores, verificandose ou não
abatimento na dívida. Essa modalidade é geralmente condenada, pois causa muitos
danos, prejudiciais aos interesses dos credores e à moralidade pública. Basta para isso
verificar que nada assegura aos credores o princípio da isonomia, resultante da par
condicio creditorum, que também preside o instituto das concordatas.
Nossa lei condena definitivamente a concordata amigável
quando, na alínea III do art. 2o, considera caracterizada a falência se o comerciante
“convoca credores e lhes propõe dilação, remissão de créditos ou cessão de bens”. O
verbo convocar é usado, no texto, na sua expressão mais ampla, não se restringindo à
convocação formal dos credores. Basta que se faça a prova de que o empresário
comercial está procurando os credores, e geralmente o faz dirigindose discretamente a
cada um, para caracterizar a sua insolvência. É suficiente, portanto, um credor apenas
discordar da proposta do devedor, para provocarlhe a falência.
Assim, para ter lugar essa concordata extrajudicial, seria
necessário que os credores, em sua unanimidade, se compusessem com o devedor,
concedendolhe dilação do prazo ou abatimento da dívida, ou ambas as vantagens.
A concordata judicial, também denominada contenciosa, ́e
proposta perante o magistrado, e à qual se podem opor os credores. Assume a forma de
concordata preventiva ou de concordata suspensiva.
A concordata preventiva, como a própria palavra está a
indicar, visa prevenir a falência do devedor. Toma ele, antes de declarada a falência, a
iniciativa de requerêla ao juiz, que, concedendoa, previne a falência; mas, se negála,
declara ex officio a falência do peticionário.
A concordata suspensiva tem por fim suspender a falência,
restabelecendo no devedor falido a plenitude de sua atividade empresarial. Surge,
portanto, posteriormente à falência já declarada. Evitando a liquidação da empresa. É
chamada também, porém impropriamente, de extensiva da falência. Na verdade, como
tivemos oportunidade de acentuar, ela não extingue a falência, mas apenas a suspende:
se, a qualquer momento, o concordatário não cumpre suas obrigações ou infringe a lei,
reabrese a falência. Daí porque a denominação mais adequada é a de concordata
Tanto a concordata preventiva como a concordata suspensiva
podem assumir diferentes modalidades, segundo permite a lei: concordata moratória ou
dilatória, concordata remissória e concordata mista, ou seja, concordata dilatória-
A concordata simplesmente moratória ou dilatória visa à
prorrogação de prazo do pagamento dos credores; a concordata remissória visa à
remissão parcial do quantum dos créditos, isto é, pretende um abatimento no valor das
dívidas do empresário comercial com pagamento à vista; e a concordata mista ou
dilatóriaremissória, que conjuga aqueles dois efeitos, isto é, a dilação do prazo e o
abatimento do valor das dívidas. A lei brasileira, por ser esta última a de uso mais
comum, lhe dá maior ênfase, quando estabelece os prazos mínimos de pagamento e de
dilação (arts. 156, § 1o, e 177, § único).
NATUREZA JURÍDICA DAS CONCORDATAS
Os juristas procuram desvendar a natureza jurídica da
concordata, formulando várias teorias. São elas geralmente classificadas em três grupo:
a teoria contratual, a teoria processual e a teoria da obrigação legal. Pretendemos
examinálas nos seus delineamentos gerais, sem descer às suas variações.
a) Teorias contratualistas Alguns juristas, imbuídos dos princípios dos
direitos das obrigações, vislumbram na concordata um contrato, puro e
simples, formado entre o devedor e os credores. O mecanismo processual
adotado pela legislação que coloca o instituto da concordata na
dependência da aceitação pelos credores da proposta do devedor induz
necessariamente à formulação da teoria contratualista. Tornamse
embaraçados os fatores da teoria, quando se deparam com o fato de que
existem credores ausentes e dissidentes, que não manifestam sua adesão
ao pacto. São obrigados, então, traindo o princípio dogmático de que o
contrato resulta da livre manifestação dos contratantes, a admitir que a
maioria, ausente ou dissidente, dada a complexidade do contrato de
concordata, é constrangida a observálo, quando a maioria o estipular com
o devedor. Mas, na verdade, ninguém pode ser obrigado a vincularse a
um contrato, na verdadeira acepção obrigacional e científica desse termo,
contra a própria vontade. Como lembra Rocco, o argumento de que a
minoria é obrigada pela vontade da maioria não explica nada. Falece,
portanto, autoridade à teoria da vontade constrangida para explicar a
natureza jurídica do instituto.
Alguns autores, entretanto, procuram salvar a teoria contratualista,
apelando para o concurso da teoria da vontade presumida ou da
representação da minoria pela maioria.
b) Teorias processualistas – O fato de ser a concordata sujeita ã direção e
homologação da autoridade judicial sugeriu a vários juristas a idéia de
considerála um instituto eminentemente processual, constituindo para uns
uma decisão judiciária e para outros um contrato processual.
A teoria do contrato judicial, formulada por Kohler e por BravardVeyrières,
procura explicar que o suprimento da falta de consenso de credores que
não formam com a maioria para firmar o contrato surge da homologação do
magistrado, sem a qual não poderia existir a concordata. E, por isso, não é
ela um contrato propriamente dito, como o conhecemos no direito das
obrigações, mas um acordo que tem o duplo caráter de convencional e
judicial, como expõe Rocco, ao rejeitála.
Foi Kohler quem a expôs em primeiro lugar, afirmando ser a concordata
simplesmente um contrato processual, com efeito obrigacional de
remissão, para alcançar de modo mais rápido e eficaz os objetivos do
procedimento. O contrato é um só, pois um só é o direito dos credores
sobre o patrimônio do devedor, que assim põe fim ao direito de penhora,
mesmo não consentido por todos os credores.
Combatea Rocco, reconhecendo ser uma engenhosa construção teórica,
mas, mesmo assim, está destinada mais a complicar do que a facilitar a
verdadeira natureza jurídica da concordata. E diz que, “atribuindo ao
contrato, que chama de concordata, o caráter “processual”, o jurista
germânico não desejou referirse certamente a uma categoria de contrato
de natureza jurídica especial e producente de efeitos jurídicos particulares
e desconhecidos da generalidade das formas contratuais. Processual seria
o contrato porque tem por objeto uma relação processual, não só porque
seja um procedimento que assume a forma, os caracteres externos, os
propósitos de um negócio jurídico bilateral. Procedimento e negócio jurídico
são dois termo antitéticos: um negócio jurídico processual não pode existir,
porque o processo não é nunca um escopo, mas somente o meio de
manutenção do ordenamento dos direitos privados; não há nenhum direito
processual subjetivo, de cuja constituição seja objeto processo”.
Lembra, ainda, Rocco que é princípio geral do direito processual que
relações processuais unitárias, das quais são interessadas muitas
pessoas, não podem ser constituídas nem desconstituídas senão com o
consenso de todos os interessados; e que as relações processuais
divisíveis produzem efeito somente em relação a quem participou de sua
constituição. Esses princípios se contrapõem, com efeito, na teoria do
contrato processual.
Entre as teorias processuais, ao lado da teoria do contrato processual,
fulgura a teoria da decisão judicial.
Dela é corifeu Schultze, para quem a concordata não é um contrato, mas
uma sentença. A concordata é, assim, uma demanda judicial que surge
com a proposta do concordatário. O juiz, explica Rocco, antes de por fim à
ação concursal, mediante o pagamento ou segurança de uma parte dos
créditos e remissão de outra parte, deve examinar do modo mais amplo e
com o mais livre juízo, independentemente da vontade da maioria, se é
justificada a pretensão. Se responde ao escopo de utilidade de uma tal
sentença, segundo o resultado desse exame, deve rechaçar a demanda do
devedor comum, ainda que contra a vontade da maioria dos credores. Não
é, por isso, a maioria dos credores aquela que constrange a maioria à
conclusão de um contrato, mas a autoridade do Estado que, sob a força do
direito, decide sobre a modalidade da ação de todos os credores. A
obrigação da minoria reside, não na vontade da maioria, mas no poder que
tem o juiz, segundo a Constituição. A minoria, enfim, não por uma vontade
de contratar a ela imposta, ou dela extorquida, nem por uma vontade
fictícia: todos os credores são sujeitos a um pronunciamento do juiz.
c) Teoria da obrigação legal – O terceiro grupo de teoria é o da chamada
obrigação legal. A concordata é outorgada segundo mandamento legal. A
submissão da minoria à deliberação da maioria, que a noção do contrato,
como vimos, é insuficiente para explicar, fez alguns juristas lançarem mão
da autoridade da lei, como fonte explicativa da sujeição dos credores. É a
lei que determina a submissão, na opinião dos doutrinadores ligados a
essa corrente, da minoria à vontade da maioria, que, esta sim, contrata a
concordata. É a teoria adotada na Itália por Vivante e Supino.
Sustenta, pois essa teoria, que a concordata é um contrato entre o devedor
e os credores quirografários em maioria que aceitam a proposta, e constitui
um fato de conseqüências legais para os outros credores minoritários.
Rocco a combateu, pois ela destrói a unidade contratual da concordata,
sem nada explicar.
Resta, ainda, nesse grupo, ao nosso ver, colocar a teoria pura da
obrigação legal. A concordata não é um contrato, mas um benefício
outorgado pelo Estado, através da lei. Aplicando a lei, satisfeitos os
requisitos para o gozo desse benefício nela estabelecido, o juiz apenas a
concede. Não se fala em maioria ou minoria, não se fala em aceitação ou
rejeição da proposta pelos credores. Estes apenas têm o direito de
confrontar a existência dos pressupostos, a ocorrência de impedimentos,
para, embargar a concordata, levar o juiz a aplicar corretamente a lei,
negandoa a decretando a falência.
A TEORIA ADOTADA PELO DIREITO BRASILEIRO
Com a revogação do Decreto no 5.647, de 9 de dezembro de
1929, pelo Decretolei no 7.661, de 21 de junho de 1945, atual Lei de Falências, cessou o
império da teoria contratualista, como fundamento das concordatas. Passou a imperar,
então, a teoria da concordata sentença. Passa a concordata a ser não mais uma
concessão dos credores, mas do juiz. Um favor concedido pelo Estado, por sentença do
juiz, ao comerciante honesto, porém infeliz em seus negócios.
O sistema legal foi resumido exemplarmente por Miranda
Valverde: “A configuração nitidamente processual que a lei vigente imprimiu ao instituto
da concordata, quer preventiva, quer suspensiva da falência, não permite mais se duvide
de sua feição característica –um favor que o Estado, através do Poder Judiciário,
concede ao devedor comerciante, infeliz e de boa fé” (Comentários, vol. III, no 1.061).
O Supremo Tribunal Federal, em breve tempo, logo após a
edição do Decretolei vigente, proclamou que “a lei falimentar considera a concordata um
favor”(Ver. Forense, 120/134).
Merece, pela síntese doutrinária que contém, ser lembrada a
Exposição de Motivos que apresenta o Decretolei no 7.661 da lavra do então Ministro
Prof. Alexandre Marcondes Filho: “Atendendo a essas ponderações, o projeto consagra a
concordata como favor concedido pelo juiz, cuja sentença substitui a vontade dos
credores na formação do contrato, reservados, entretanto, a estes, o exame e a
discussão das condições do pedido do devedor em face das exigências da lei”.
Na orem processual, a concordata preventivas configura uma
demanda. Uma ação que o devedor ou falido promove contra seus credores, os quais
configuram uma só parte e que agem como litisconsortes.
A concordata não produz novação objetiva, nos termos do art.
148 da Lei de Falências. As obrigações do comerciante não são extintas por substituição
de seu objeto, quando tem o devedor acesso à concordata. Assim, o credor poderá
demandar o coobrigado do concordatário pela totalidade do crédito ou, uma vez
rescindida a concordata, poderá reclamar, na falência, o seu valor.
Nem todos os credores do concordatário, no entanto,
encontramse sujeitos aos efeitos da concordata. A remissão parcial ou a dilação do
vencimento das obrigações do comerciante dizem respeito apenas aos seus credores
quirografários. Os credores com preferência, ou seja, com garantia real, trabalhistas
(Súmula 227 do STF), tributária, com privilégio geral ou especial, não são atingidos pela
concordata e podem executar seus créditos normalmente.
Outrossim, somente os credores quirografários existentes à
data da impetração se encontram sujeitos aos efeitos da concordata. Os credores
posteriores, mesmo os quirografários, têm inalterado o objeto de seus direitos creditícios,
podendo executálos normalmente.
Os credores não sujeitos à concordata podem, se o
concordatário incorrer nos fatos tipificados nos arts. 1o e 2o da Lei de Falências,
requererlhe a decretação da quebra.
Portanto, apenas os credores quirografários anteriores ao
pedido da concordata estão sujeitos aos seus efeitos, no sentido de que somente os
seus créditos serão pagos na moeda concordatária, vale dizer, com redução do valor ou
alteração do vencimento. Mas nem todos os credores quirografários são admitidos à
concordata. Este é um outro conceito com que trabalha o legislador.
Admitido é o credor relacionado pelo devedor em sua petição
inicial, na hipótese de concordata preventiva, ou cuja habilitação foi acolhida pelo juiz,
em qualquer caso. Assim, se o seu crédito foi omitido da relação que o comerciante deve
apresentar ao impetrar a concordata preventiva (Lei de Falências, art. 159, § único, VI), o
credor deverá habilitálo no prazo fixado pelo juiz (Lei de Falências, art. 161, § 1o, III).
Esta habilitação é feita na forma da declaração na falência, sendo possível a sua
realização extemporânea, desde que anterior à sentença concessiva da concordata
A admissão de um crédito na concordata importa, apenas, no
reconhecimento de certos direitos de natureza processual, como o de apresentar
embargos ao pedido. Em outros termos, o credor não admitido na concordata não perde,
por isso, o seu direito creditício. Se a causa de sua não admissão é a omissão na relação
do devedor e a ausência de habilitação, poderá ele reclamar, em moeda concordatária, o
pagamento de seu crédito, se a habilitação retardatária não puder mais ser realizada (art.
147, § 1o). Se a causa de sua não admissão é a impugnação procedente de seu crédito,
poderá, mesmo assim, exercer o seu direito creditício na hipótese de o devedor Ter
incluído seu nome na relação da impetração. Deverá ser pago em moeda concordatária,
após o pagamento de todos os credores admitidos (art. 147, § 2o). Apenas o credor cujo
crédito omitido da relação da impetração vier a ser objeto de impugnação procedente é
que perde o direito creditício.
IMPUGNAÇÃO DOS CRÉDITOS NA CONCORDATA PREVENTIVA
Dentro do prazo de 20 dias, contados da publicação do
despacho de processamento, os interessados poderão impugnar créditos relacionados
na inicial, quanto à sua legitimidade e importância (art. 173, § 1o)
As eventuais impugnações são processadas em separado, da
mesma forma como são processadas as impugnações de crédito na falência (art. 173, §
Os créditos não impugnados, desde que relacionados na
inicial, são automaticamente incluídos no Quadro Geral de Credores, independentemente
de declaração e verificação, no valor indicado pelo devedor (art. 173).
Se o credor tiver cumprido todas as exigências, publicarseá
no órgão oficial aviso aos credores de que durante cinco dias poderão opor embargos à
concordata (art. 174, II). Esse aviso obedecerá ao disposto nos arts. 204 e 205.
Fundamentará os embargos qualquer motivo exposto no art.
Decorrido o prazo do aviso sem apresentação de embargos, e
ouvido o Ministério Público, os autos serão imediatamente conclusos ao juiz, que
proferirá sente n/ca concedendo a concordata pedida (art. 144), se for o caso. A
ausência de embargos não obriga o juiz a conceder a concordata sem maiores exames.
Ele só a concederá, é evidente, se atendidos os requisitos legais. Caso contrário
decretará a falência do devedor.
Havendo embargos, ficam os autos em cartório, por 48 horas
após o vencimento do prazo dos mesmos, para que o devedor ofereça a contestação
que tiver, indicando as provas do alegado (art. 144, § único). O prazo para a contestação
do devedor corre em cartório, independentemente de intimação ou publicação (art.204).
Findo o prazo, com ou sem a manifestação do devedor, sobem os autos à conclusão. O
juiz então deferirá as provas que entender pertinentes e designará audiência para
julgamento dos embargos, a ser realizada dentro dos dez dias seguintes (art. 145). Trata-
se de audiência de instrução e julgamento, cujo roteiro vem perfeitamente delineado no
Se houver um só embargante, deverá o mesmo pagar as
custas e despesas devidas para desistir da impugnação. Não havendo outros
embargantes, o escrivão fará publicar, por conta do desistente, aviso aos interessados,
de que, no prazo de 5 dias, poderão prosseguir na impugnação (art. 145, § 2o).
Se não houver embargos, ou se os embargos apresentados
forem julgados improcedentes, e o pedido contiver os requisitos legais, o juiz concederá
a concordata. Caso contrário, decretará a falência (art. 176).
A concordata, tem sido utilizada como meio de enriquecimento
do concordatário, com prejuízo para seus credores e para o comércio em geral. Uma
urgente reforma da lei é, há tempos, reclamada, de sorte a concederse concordata
apenas ao comerciante que prove, em juízo, ter um efetivo plano de recuperação
econômica da empresa. Este aspecto, que a doutrina mais atenta já apontou como
merecedor de alteração legislativa, não é, contudo, o único responsável pela
desmobilização do instituto. Um certo entendimento jurisprudencial temse curvado à
chamada chantagem do concordatário. Consiste esta na peculiar situação em que se
encontra o comerciante que, mesmo sem preencher todos os requisitos necessários à
concessão da concordata, comparece perante o Poder Judiciário para requerer a
concordata. Manda o legislador, nesta caso, que se decrete a falência do requerente,
posto Ter ele admitido que se encontra insolvente. No entanto, essa solução não atende
aos interesses dos credores, nem aos dos empregados, nem, em certa medida, aos da
própria comunidade, que seriam, todos, atingidos pela interrupção da atividade
econômica desenvolvida pelo requerente da concordata. Encurralado entre a opção de
decretar a falência do comerciante, com prejuízos para todos, ou concederlhe a
concordata a despeito do não preenchimento dos requisitos legais, o juiz acaba seguindo
por esta última via. O melhor seria possibilitar ao juiz o simples indeferimento do pedido
de concordata, na hipótese, sem a necessária decretação da falência.
Diferentemente do que ocorre na falência o concordatário não
perde, a administração e a disponibilidade de seus bens. Ao contrário, continua a gerilos
livremente com vistas à integral recuperação de seus negócios e ao pagamento de seu
passivo. A lei (Lei de Falência, arts. 149 e 167) somente condiciona a eficácia de
determinados negócios jurídicos à observância de alguns pressupostos. Assim, para
alienar ou onerar bens imóveis, é necessária a autorização judicial, enquanto a alienação
do estabelecimento comercial depende de consentimento expresso de todos os credores
admitidos à concordata. A realização desses negócios sem tais pressupostos importa em
ineficácia perante a massa falida, caso seja decretada ou reaberta a falência. A
autorização judicial para a alienação de bens imóveis, por seu turno, depende da prova
de quitação da dívida ativa ou da concordância da fazenda pública (Lei das Execuções
O CUMPRIMENTO DA CONCORDATA PREVENTIVA
O prazo para o cumprimento da concordata preventiva inicia-
se na data em que o devedor ingressa com o pedido em juízo. Deve o concordatário, sob
pena de decretação da falência, depositar em dinheiro as quantias correspondentes às
prestações que se vencerem antes da sentença que conceder a concordata, até o dia
imediato ao dos respectivos vencimentos (art. 175).
Os depósitos devem ser feitos em dinheiro, não cabendo mais
Os depósitos independem do quadro geral de credores e de
cálculo do juízo, cabendo ao concordatário efetuálos atendendo à soma das seguintes
I créditos constantes da lista nominativa de credores quirografários (art.
159, § 1o, VI), ainda que pendente procedimento de impugnação;
II outros créditos quirografários aprovados por sentença mesmo sujeita a
O art. 175, § 2o, I, diz que devem também ser depositados as
parcelas referentes aos credores não sujeitos à concordata, constantes da lista prevista
nos incisos V e VI do § 1o do art. 159. Tal referência, porém, devese a um erro material,
pois a concordata só diz respeito aos credores quirografários (arts. 147 e 173, § 4o). O
depósito, portanto, só deve abranger essa parcela, dos credores quirografários. Na
concordata preventiva incide correção monetária.
O CUMPRIMENTO DA CONCORDATA SUSPENSIVA
O prazo para o cumprimento da concordata suspensiva inicia-
se na data em que passar em julgado a sentença que a concedeu (art. 183, § único).
Pagos os credores e cumpridas as outras obrigações assumidas pelo concordatário,
deve este requerer ao juiz seja julgada cumprida a concordata, instruindo o seu
requerimento com as respectivas provas (art. 155).
FALÊNCIA X CONCORDATA
ALGUNS ASPECTOS SOBRE A NOMEAÇÃO E DESTITUIÇÃO DO SÍNDICO E
(Publicada na RJ no 216, pág. 14)
Cláudio Amauri Bárrios FALÊNCIA CONCORDATA ALGUNS ASPECTOS SOBRE A
NOMEAÇÃO E DESTITUIÇÃO DO SÍNDICO E COMISSÁRIO
Advogado Empresarial em SaltoSP,
com Mestrado em Direito Comercial PUCSP
Assoc. Bras. Consultores Tributários
A nomeação do Síndico ou Comissário é das questões mais controversas em nosso
Direito, quer pela responsabilidade da função, quer pelos efeitos que o seu exercício
pode gerar, impondo ao Magistrado, além da observação atenta e precisa sobre o
andamento do feito, a nomeação de pessoa, física ou jurídica, domiciliada ou não na
sede do feito, preferencialmente neste, possuidora de idoneidade moral e competência
técnica. Tratase de um dos elementos vitais ao bom andamento dos feitos falitários,
É em verdade, momento crucial para o Juiz, pois a lei atribuilhe papel e poder
preponderantes nessa escolha, a tal ponto que, na Exposição de Motivos da Lei de
Falências, consignase: "o êxito do sistema é confiado ao critério e zelo dos juizes, na
Decretada a quebra, por sentença, há nomeação do Síndico, ex vi o art. 14, IV da lei. Já
em sede de Concordata Preventiva a nomeação do Comissário operase ante o
comando do art. 161, IV, analogicamente aplicado à Concordata Suspensiva. Estes atos
não se vinculam a qualquer forma ou restrição, isto é, o Juiz não é obrigado a efetivar a
nomeação entre os credores ou ouvir o MP, ante a existência de outros requisitos, muito
mais sérios e vitais, estes diretamente ligados e avaliados pelo juízo, conhecedor dos
problemas e questões postas na lide.
A peculiaridade de estar entre os maiores credores da lide não implica em qualquer
pretensão, privilégio ou mesmo confere o direito a exigir a nomeação ao cargo, isto
porque a função, por não ser um ônus, no sentido de munus público, mas um atributo
especial, fruto da competência e confiança do juízo no nomeado para o exercício da
atividade, bem como na aceitação deste para com o encargo, pois ninguém pode fazer
ou deixar de fazer algo senão em virtude de lei e não há disposição legal que imponha a
obrigação de aceitação do encargo.
É atividade cujo objetivo primeiro é agir no interesse da realização da justiça,
indelegável, embora possa constituir Advogado, cujos honorários serão de
responsabilidade exclusiva deste (art. 61, § único).
Tanto é assim que a nomeação, embora de primeira vista deva obedecer aos comandos
legais, não exige o seu cumprimento formal, embora o objetivo dos arts. 60 caput e 161,
IV da lei, quanto a residência ou domicílio do nomeado seja preciso, isto é, facilitar o
exercício das funções, integrarse as realidades do feito, o acesso ao Judiciário e ao
próprio controle do juízo, tal comando não é absoluto, pois o requisito da idoneidade
moral e financeira, a par da confiança que o juízo possua em relação ao nomeado
prepondera, sendo possível nomeação de pessoa com domicílio diverso daquele da
Muitas vezes o nomeado é pessoa idônea, revestida de todas as características de
honestidade, mas, faltando a competência técnica, seja jurídica seja administrativa, os
riscos em condução desastrada e prejudicial aos interesses envolvidos se avolumam.
Ressalto as características de idoneidade e competência técnica. Estes fatores são
vitais, sempre em conjunto. Certo que é preferível uma pessoa honesta, ainda que sem
os atributos do conhecimento técnico do que o técnico destituído da honestidade, pois o
primeiro poderá praticar atos incorretos, mas sem o ânimo da fraude, enquanto que o
segundo, certamente, praticará atos tecnicamente corretos, embora essencialmente
A questão da destituição ou substituição é conseqüência efetiva do comportamento do
nomeado. Primeiramente é de rigor observarse que a destituição somente ocorre nas
hipóteses de nomeação na forma e condição dos arts. 60 caput e 161, § 1o, IV, isto é,
entre os maiores credores, pois se ocorrerem as hipóteses do art. 65 ou se dativo for (§
2o, art. 60), haverá a substituição (RJTJSP 84/279).
As condições procedimentais para o afastamento do nomeado emergem de formas
variadas. Iniciase com o próprio ato de nomeação, seja para a função de Síndico ou de
Comissário, (art. 60, § 4o, ou art. 161, IV), isto é, o nomeado, tendo aceito o encargo,
assinará o termo de compromisso (arts. 62 ou 168), expedindo o aviso (art. 63, I ou 169,
I) a partir do qual iniciarseá o prazo de 48 horas para que qualquer interessado possa
impugnar a sua nomeação. Suplantado o prazo, in casu, contado da publicação no órgão
de imprensa e não da juntada aos autos do comprovante da publicação do aviso, estará
precluso o direito de reclamação.
Os fundamentos para a reclamação devem ser embasados na lei, qual seja, a ocorrência
de qualquer dos impedimentos previstos no § 3o do art. 60, a par daqueles previstos no
CPC, para fins de impedimento (art. 134) e suspeição (135).
No entanto, pela natureza da ação, certamente será motivo para reclamação o fato do
nomeado estar respondendo ou haver sofrido condenação definitiva por qualquer
daqueles crimes previstos como ensejadores de impedimento para processamento de
concordata preventiva (art. 140, III), pois, embora não exista a expressa previsão legal, a
evidência que o nomeado, respondendo ação penal, condenado ou não, por aqueles
delitos certamente não está revestido da condição de idoneidade moral, elementar da
norma falencial, posta no caput do art. 60, em sua parte final.
Conquanto aos processos de natureza civil que o nomeado esteja respondendo, embora
passível de serem motivo para a reclamação, sob o manto da violação da postura ética,
análise individual é vital, pois, é quase impossível que uma pessoa, jurídica em especial,
não responda ou tenha respondido a algum processo. Destaquese que não é a
ocorrência pura e simples do processo, seja ele cível ou criminal, que gera a quebra da
confiança, mas sim a sua natureza, essência e conclusão.
A possibilidade de questionamento acerca da conveniência da manutenção do nomeado
permanece em aberto aos interessados, ainda que suplantado o prazo do art. 60, § 4o ou
169, I, pois a condição decorre da não quebra de confiança.
Os arts. 65, 66, 110 e 171 elencam rol objetivo de situações na qual o nomeado deixará
a função, não sendo as hipóteses consagradas absolutas, admitindose ampliações.
Entre as ampliações emerge a questão da quebra de confiança. Inconteste que a relação
de confiança não se integra no rol legal, o que, a priori, ensejaria a impossibilidade de
destituição por esta condição. Em prol da tese podese elencar alguns julgados, oriundos
do TJSP, como o encontrado na RT 502/109 ou nos AI 50.2121 (7a C. Civil rel. Des.
EULER BUENO); 73.3191 (8a C. Civil rel. Des. GERALDO ROBERTO); 123.1911 (4a
C. Civil rel. Des. FREITAS CAMARGO), enquanto que na doutrina tal posição é
amparada por TRAJANO DE MIRANDA VALVERDE, "Comentários à Lei de Falências",
v. II/16; JOSÉ DA SILVA PACHECO, "Processo de Falência e Concordata", pp. 467/477,
A realidade efetiva é outra. A quebra da confiança não é de ser ato gratuito, movido pelo
critério pessoal do Juiz. Em verdade, somente há quebra de confiança pela prática de
atos que assim ensejem, pois a desmotivação demonstra, a rigor, uma posição
conflituosa e de natureza pessoal entre JuizNomeado, o que é incorreto.
Para se evitar tal situação, a decisão que destituir o nomeado será sempre
fundamentada, seja por força do comando constitucional que exige que as decisões
judiciais assim o sejam (art. 93, IX), seja pela própria condição da lide.
É o comportamento do nomeado que enseja a ruptura da relação de confiança, pois fatos
aleatórios não o fariam. Aliás, a posição jurisprudencial não é diversa, como se observa
in RJTJSP 20/188; 84/279; 106/299; RT 664/67, entre outras, todas no sentido de que a
incúria, a condução ruinosa, a desídia, a inidoneidade no comportamento, a desatenção
e o descumprimento das obrigações legais mínimas (art. 63 e 64), são fatores que
rompem a relação de confiança (art. 66 c.c. 171). Portanto, são os atos efetivos que
implicam em sua manutenção ou não.
Na mesma toada se tem o disposto no art. 110, pois a omissão na exposição do Síndico
deve ser grave e evidente, até pelo teor da norma ("simples inspeção"), demonstrando o
comportamento incorreto. Analogicamente podese aplicar tal dispositivo em relação ao
Entre os atos efetivos do nomeado estão àqueles relacionados com o comportamento de
seus auxiliares (art. 63, V a VII e 169, VI), pois a idoneidade destes é vital, seja no
âmbito civil, profissional ou penal, sob pena de gerar situação preocupante, na medida
em que, ou houve desídia da parte do nomeado em relação aos seus auxiliares ou há
algum vínculo suspeito entre estes, eis que de rigor que o honesto não se alia ao
desonesto. Anotese que a avaliação deve ser atenta, pois a situação há de ser vista na
prática do ato processual de indicação, admitindose a ocorrência de fato superveniente
como um dos fatores a elidir a dúvida, ou mesmo a pronta reação do nomeado diante da
Neste quadro, por ato preliminar do juízo, concomitante ao compromisso e sem prejuízo
das demais obrigações do nomeado, é de ser determinado a juntada aos autos de
certidões da esfera civil, penal e profissional do nomeado e daqueles indicados como
auxiliares. Em sendo pessoa jurídica, que se amplie a prova da idoneidade em direção
dos representantes legais, em especial dos que intervém no feito, até por analogia ao art.
A questão do excesso de prazo é de ser vista em cotejo com a situação processual, pois
não se pode imputar ao nomeado culpa pela demora na concretização do ato processual.
Ou seja, por hipótese, se não concluída a avaliação dos bens é de ser, de plano,
indagado se a nomeação foi a tempo; se houve requerimentos exigindo solução rápida;
se providências foram tomadas para o deslinde da questão, entre outros. Notese não
ser a demora da concretização do ato, mas a desídia, a incúria, o desleixo na busca de
sua efetivação, que embasam a perda da função.
O direito de defesa, como essência máxima da vida democrática, está configurado no
procedimento que visa afastar o nomeado, pois, criado o incidente, o nomeado e o MP
serão ouvidos (art. 66, caput). É de bom alvitre que sejam ouvidos, ainda que a norma
cogente fixe a simples constatação do excesso de prazo como fator de destituição (§ 1o,
art. 66), isto porque, infelizmente, a estrutura do Judiciário enfrenta problemas complexos
e a celeridade, em que pese os esforços existentes, não é plena. A relevância dos
serviços efetivados, a ausência de dolo são fatores que ensejam a manutenção do
nomeado, ainda que excedido o prazo (RT 569/77), bem como a eventual necessidade
de coleta de provas ainda em curso.
A possibilidade de haver a instauração de incidentes de impedimento suspeição contra o
nomeado é permanente, aplicandose, aqui, subsidiariamente, a norma processual civil,
posto que as condições de procedibilidade são equivalentes. Não se incide a suspensão
do processo (art. 265, III), eis que o possível impedimento ou suspeição do agente
auxiliar da justiça, não tem o condão de fazer suspender o andamento do feito, até
porque estarseia criando um caminho para a conturbação processual, bastando a
criação de incidentes, protelatórios, para a suspensão do rito falitário, ensejando
prejuízos incomensuráveis aos credores.
É importante destacar que a relação de impedimento e suspeição se opera entre o
nomeado e a parte, não entre este e o advogado da parte, ante a interpretação analógica
do art. 135, I do CPC, pois a relação é entre as partes. A melhor doutrina e jurisprudência
já se postaram a este respeito, como se pode observar in RT 631/270 e no REsp. 4.509
MG STJ, 3a T., rel. Min. WALDEMAR ZWEITER RTFR 147/191 e RF 246/387, entre
A própria situação de suspeição é de ser analisada com cautela, pois seus comandos
específicos devem, em sede falitária, ser observados com reservas, pelos interesses
Muitas vezes o comportamento do Síndico/Comissário pode implicar em realidades das
mais interessantes, pois na gestão/fiscalização dos interesses, aspectos peculiares
emergem, entre estes aqueles que dizem respeito a natureza individual dos fatos
concorrentes ao feito, pois, se de um lado correse o risco de desvirtuamento da função,
implicando em comportamento que venha a contrariar os interesses da massa, de outro,
por vezes, a apuração do comportamento do comerciante, visando averiguar prática de
atos passíveis de revogação e/ou tipificação penal, poderá implicar na obrigação de se
imiscuir em interesses concorrentes ao feito, correndose o risco de desvirtuamento de
suas funções, atingindo, até mesmo os próprios interesses postos na lide (RT 565/94).
Uma coisa é certa. A preclusão atinge a decisão de nomeação e de destituição. Aliás, em
sede de preclusão é de ser destacado que tal situação é pacífica, pois não é a condição
ou peculiaridade do caso que impediriam a ocorrência, atingindo tanto da decisão que
nomear quanto substituir/destituir o nomeado, dativo ou não, se não houver recurso, no
Recordese que os prazos são diversos, pois para a impugnação da nomeação o prazo é
de 48 horas, contados da publicação do Aviso do art. 63, I ou 169, I, enquanto que para
fins de impugnar a destituição ou substituição o prazo é de cinco dias, via Agravo de
Instrumento (§ 2o, art. 66), pois às partes, é conferida a faculdade de tomar todas as
medidas legais, incluso o nomeado, este na defesa de sua posição de agente auxiliar da
A possibilidade de ser interposto MS buscando efeito suspensivo ao Agravo
eventualmente tirado é perfeitamente aceita pela jurisprudência dominante, ante o risco
de lesão irreparável, como se vê in RT 555/99; 643/81; 658/199; 666/175; 672/197;
677/122; 678/147, entre outras.
A perda da função impõe ao nomeado conseqüências legais, no âmbito cível e penal. A
primeira delas é a imediata substituição processual. O deixar de receber qualquer
remuneração pela atividade desempenhada, eis que cessada a titularidade da função é
outra das conseqüências, aplicável não somente nas hipóteses de perda da função, mas
também ante a julgamento desfavorável de suas contas (§ 4o, art. 67).
Ao depois, a responsabilidade objetiva de natureza civil e penal é prevista (art. 68), ainda
que tenha o nomeado julgamento favorável de suas contas (§ único, art. 68), passível de
prisão e seqüestro de bens, (§§ 5o e 6o do art. 69).
A evidência que a titularidade para o questionamento das responsabilidades civis é
conferida ao falido (art. 36), a qualquer dos credores, ao MP, a massa e até mesmo às
Fazendas, na medida que, embora não diretamente afetadas ao processo, sofrem, por
via reflexa, as conseqüências, a par do disposto no § 1o do art. 4o da LEF (6.830/80).
Já a responsabilização penal possui duas esferas de abrangência. Inicialmente é a
específica, prevista no Título XI Dos Crimes Falimentares, qual seja, a prática objetiva
de atos que, por disposição específica, tem um processamento legal todo peculiar.
Os arts. 189 e 190 consignam as hipóteses em que o síndico sofrerá a responsabilização
penal. A tipicidade, no primeiro comando, decorre da inveracidade em informações,
pareceres, extratos e relatórios; no segundo é a aquisição de bens da massa ou a
especulação destes visando lucro pessoal.
O comportamento doloso é patente ante o princípio de que se o crime é culposo deve ser
expressamente previsto (§ único do art. 18 do CP), fato que inocorre.
No entanto, a responsabilização penal também é genérica, não se limitando aos
comandos contidos na lei falitária, pois, se o ato praticado pelo nomeado constituir crime
autônomo, aplicarseão os comandos do CP (art. 192).
Neste âmbito a questão básica é, em verdade, saber se o síndico pode ser ou não
considerado como funcionário público.
A doutrina mais tradicional é no sentido de que o Síndico, embora exercite um munus
público, não é equiparado ao funcionário público porque sua atividade não se reveste
das características inerentes à Administração Pública, não se confundindo a sua
condição com a do exercente da função pública, além de não haver qualquer
responsabilização civil solidária do Estado por eventual ato ilícito e/ou danoso ao falido
e/ou à Massa que este venha a perpetrar.
Confiramse os ensinamentos de MIRANDA VALVERDE ("Comentários à Lei de
Falências", p. 98); NELSON HUNGRIA ("Comentários ao Código Penal", IX, p. 200);
CELSO DELMANTO ("Código Penal", p. 339); MAGALHÃES NORONHA ("Direito Penal",
IV, p. 226); e CARVALHO DE MENDONÇA.
No mesmo sentido vamos encontrar a melhor jurisprudência, como se vê in RT
480/315/17, 583/321; RJTJSP 33/307, 85/388, aqui acrescendo a fundamentação da
interpretação restritiva do Direito Penal, como garantia constitucional.
Inconteste é que a Lei Falitária anterior (Lei 2.024/08 art. 172, § 2o) consignava que o
síndico era considerado funcionário público.
Em que pese a posição minoritária em sede de doutrina e jurisprudência, é vital terse
em mente que os defensores de se considerar o Síndico como funcionário público, por
equiparação, embasam a pretensão no fato de que a lei falitária apenas limitouse a
definir como crimes as práticas específicas (art. 189, IV e 190), deixando à regra geral os
dispositivos penais previstos no art. 327 e segs. do CP, permitindose a tipificação penal,
eis que são fatos passíveis de ocorrerem e que ficariam impunes em hipótese diversa.
O disposto no art. 192 da Lei de Falências é o único a abranger o comportamento do
Comissário, ante as peculiaridades do crime falimentar, mas a prática tem demonstrado
que é insuficiente, não coibindo os abusos que maus Comissários, causando prejuízos
aos interesses das partes. Recordese que, em Concordata, a empresa continua as suas
atividades e o empresário é o seu gestor, o que enseja a possibilidade de
comportamentos ilegais e imorais.
Podese, portanto, concluir que a atividade de Síndico ou Comissário deve ser conferida
às pessoas efetivamente possuidoras de idoneidade moral, devendo todos os
interessados, permanentemente, fiscalizar e informar ao Juízo do comportamento do
O Juiz, além de seu acompanhamento constante, deve averiguar, com rigor, todas as
informações colhidas acerca do comportamento do nomeado, atuando com energia e
determinação, pois os interesses jurídico, sociais e econômicos são elevados, exigindo-
Recordese, ao final, que sendo o Juiz detentor de um poder imparcial e conhecedor das
peculiaridades da Comarca e do feito, conferido lhe fica um elevado poder de
discernimento, que deve ser utilizado com cautela e determinação.
JURISPRUDENCIA DO ASSUNTO
202077 – AÇÃO REVOCATÓRIA – VENDA POR CONCORDATÁRIA DE IMÓVEIS
INTEGRANTES DO RESPECTIVO ESTABELECIMENTO COMERCIAL/INDUSTRIAL –
CONVOLAÇÃO DA CONCORDATA EM FALÊNCIA – TERMO LEGAL FIXADO EM
DATA ANTERIOR À ALIENAÇÃO – ADQUIRENTES DE BOAFÉ – IRRELEVÂNCIA
PARA EFEITO DE RECONHECIMENTO DA INEFICÁCIA – ARTS. 52 E 149 DO DL.
7661/45 – DIREITOS DE INDENIZAÇÕES E RETENÇÃO POR BENFEITORIAS –
ARTS. 54 DO DL 7661/45 E 516, CC – Convolada concordata preventiva em falência,
com fixação do termo legal respectivo em sessenta dias anteriores ao ajuizamento
daquela, é de ser havida por ineficaz em relação à massa a venda realizada pela falida,
quando ainda concordatária, de bens imóveis integrantes do seu patrimônio
comercial/industrial, mesmo que de boa fé os adquirentes. Inteligência dos arts. 52, VIII,
e 149, parágrafo único, do DL 7.661/45. Reconhecida essa boa fé, assiste aos referidos
adquirentes o direito de indenização pelas benfeitorias úteis necessárias que realizaram,
bem como direito de retenção até que tal indenização seja incluída, em caráter definitivo,
como dívida da massa (STJ – REsp 23.961 – SP – 4a T – Rel. Min. Sálvio de Figueiredo
Falência Concordata Insolvência Civil Alteração do DecLei no 7.66145 e do Código
de Processo Civil LEI 946297
LEI No 9.462, DE 19 DE JUNHO DE 1997
Determina seja dada maior publicidade aos editais, avisos, anúncios e quadro geral de
credores na falência, na concordata e na insolvência civil.
O VICEPRESIDENTE DA REPÚBLICA no exercício do cargo de PRESIDENTE DA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o. O caput do art. 205 do Decretolei no 7.661, de 21 de junho de 1945 (Lei das
Falências), passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 205. A publicação dos editais, avisos, anúncios e quadro geral dos credores será
feita por duas vezes, no órgão oficial, da União ou dos Estados e, quando for o caso, nos
órgãos oficiais dos Estados em que o devedor tenha filiais ou representantes, indicará o
juízo e o cartório, e será precedida das epígrafes ‘Falência de...’ ou ‘Concordata
Art. 2o. A Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Código de Processo Civil), passa a
vigorar acrescida, após o art. 786, do seguinte artigo:
“Art. 786A. Os editais referidos neste Título também serão publicados, quando for o
caso, nos órgãos oficiais dos Estados em que o devedor tenha filiais ou representantes.”
Art. 3o. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4o. Revogamse as disposições em contrário.
Brasília, 1o. de junho de 1997, 176o da Independência e 109o da República.
Marco Antonio De Oliveira Maciel
Requião, Rubens – Curso de Direito Falimentar – vol. 2 – 14a edição – Ed. Saraiva, 1995;
Coelho, Fábio Ulhoa – Manual de direito comercial – 8a edição – Ed. Saraiva, 1997;
Führer, Maximilianus Cláudio Américo – Roteiro das Falências e Concordatas –15a
edição – Ed. Revista dos Tribunais – 1998.
Texto gentilmente cedido por J. Marques (skala@uol.com.br)
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