Leite de soja





Deixar de molho a soja em grãos durante oito horas. Após esse tempo, descarte a água do molho e bata no liquidificador a soja inchada com água morna, na proporção de uma xícara de soja para duas xícaras de água. Coe o leite com o auxílio de um pano de prato apoiado numa peneira. Coloque o leite coado numa panela grande e ferva por 15 minutos em fogo brando. Para uma xícara e meia de soja seca, rende aproximadamente 1,5 litros de leite já fervido.


Observações:
1. Não deixe a soja de molho por muito tempo. O tempo indicado na receita é ideal. Além desse tempo a soja começa a fermentar, o que compromete a elaboração do leite.
2. Você pode usar soja em grãos com ou sem casca. Para os que ainda não tem o costume de ingerir produtos a base de soja, recomendo usar os grãos de soja sem casca ou retirar a cascas da soja após deixá-la de molho. Se bater a soja com as cascas não utilize o resíduo (okara) em outras receitas (as cascas encontradas são indigestas).
3. Preste bastante atenção na panela quando colocar o leite para ferver. Ele sobe como o leite de vaca: de repente, no exato momento que você desviar o olhar para ver um inseto passar...
4. Esse leite pode ser usado para fazer iogurte de soja, tofu e receitas doces e salgadas que levem leite.

Comentários