Cuide bem do seu carro no verão




Descubra quais cuidados adotar com a chegada das altas temperaturas e garanta a beleza do seu automóvel

PELÍCULA PROTETORA DE VIDROS

Além de ser uma proteção maior contra furtos e assaltos, a película escurece os vidros e diminui o calor dentro do veículo. Outra vantagem do acessório é que ele funciona como uma barreira aos raios ultravioleta, evitando o desgaste dos estofamentos e das partes plásticas do automóvel. Há também aumento no rendimento do ar-condicionado.

AR-CONDICIONADO

Nesta época do ano, vale a pena fazer a troca do filtro do ar. Como o uso do aparelho é mais frequente, você elimina todas as impurezas e evita o aparecimento de cheiros ruins dentro do carro. Quando deixar o veículo estacionado sob o sol forte, ligue o ar-condicionado e transite por alguns minutos com as janelas abertas para expulsar o ar mais quente e não sobrecarregar a refrigeração. Outra dica é manter o condensador (que fica à frente do radiador) sempre o mais limpo possível, livre de insetos, folhas ou detritos, para não comprometer a capacidade do sistema de refrigeração.

PINTURA

Para manter seu carro com cara de novo durante todo o verão, confira algumas dicas que retardam a ação do sol, da chuva e da maresia:
Evite parar debaixo de árvores: a tentação é grande por causa da sombra, mas o perigo está em algumas plantas que mancham a pintura porque liberam toxinas e provocam manchas opacas na pintura – que só saem com revitalização. Outro risco são as manchas de excremento de pássaros. Se uma dessas aparecer no seu carro, use apenas água para remover, esfregando levemente com um pano macio.
Lave o carro pelo menos uma vez por semana: esse é o intervalo ideal para proteger a pintura dos reagentes químicos que existem na poluição. No verão, o número de lavagens deve aumentar se o carro ficar próximo à areia e ao mar constantemente. Os sais da maresia “grudam” na pintura e aceleram a degeneração dos componentes que mantêm o brilho da tinta automotiva.
Cristalize: Funciona como um verdadeiro protetor solar, além de eliminar riscos superficiais, imperfeições de brilho, oxidações e outros danos causados pela ação do sol e da poluição. O ideal é fazer o procedimento durante o verão, quando a pintura fica mais exposta.

ESTOFAMENTO

No verão, os assentos dos carros são vítimas de muitos testes de resistência. Sem alguns cuidados básicos, os revestimentos dos bancos podem sofrer com manchas, ressecamento e até riscos. Para deixar o estofamento do seu automóvel sempre tinindo, siga as seguintes dicas:
- Ao deixar o carro estacionado ao sol, cubra os para-brisas com protetores sanfonados, que bloqueiam a entrada da luz direta. Além de esquentar o interior do veículo, o sol resseca estofados de couro.
- Vai à praia? Leve um aspirador portátil. Os bancos acabam acumulando areia, migalhas e partículas de sujeira nos vãos das costuras. A cada dois dias, aspire os estofados dando atenção aos cantos.
- Se cair sorvete, refrigerante, suco ou qualquer produto do tipo sobre o forro, remova-o suavemente com um pano úmido e sabão neutro.
- Proteja os bancos traseiros com capas especiais quando fizer aqueles passeios em que as crianças podem voltar com as roupas sujas.
- Ao final das férias, invista numa lavagem de estofados a vapor, que recupera o cheiro de novo, limpa profundamente o tecido e deixa os bancos prontos para outro verão inesquecível.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br

Comentários