Acumuladores: o perigo mora ao lado





Todo ser humano esta sujeito a doenças psicossomáticas que podem se apresentar rapidamente ou podem levar anos para se manifestar.
A acumulação é uma doença psicológica que torna a pessoa dependente das coisas, a tal ponto de não se livrar de nada.
Este tipo de doença torna a vida dos acometidos em um verdadeiro inferno e afeta diretamente as relações com as pessoas ao seu redor.
A acumulação faz com que seus agentes passem a comprar tudo que não precisam e transformem suas casas em verdadeiros depósitos, que impedem o bom uso do imóvel, bem como a manutenção higiênica do local.
Por trás desta doença podemos detectar a ansiedade, o medo, o arrependimento, a frustração entre vários motivos. A doença funciona como uma mórbida auto compensação de algo que aflige o doente.
Vivemos em uma sociedade com um grande apelo ao consumismo, mas além do exagero na hora das compras existem pessoas com sérios problemas psicológicos e comportamentais ou sociais que se escondem na acumulação, construindo a falsa idéia de que acumulando coisas haverá a auto compensação ou uma sensação falsa de segurança. O que piora a situação tanto do doente quanto dos que o cercam.
Há uma linha tênue que diferencia um colecionador de um acumulador compulsivo. E em alguns casos, colecionadores são acumuladores compulsivos.
A acumulação piora com o tempo. Para controlar ou curar a doença é preciso um longo caminho que leve a raíz do problema, onde o doente precisa enfrentar seus medos e frustrações. E isto esta ligado intimamente com a auto estima do acumulador.
Esta doença é de extrema crueldade, pois afasta amigos, afasta familiares e causa ao doente uma sensação de interminável vergonha pelo caos que se instala em sua casa, em sua vida. Dificultando a interação social.
É preciso quebrar o ciclo vicioso de acumular coisas desnecessárias.Para vencer esta doença é preciso aceitar e reconhecer o problema e desejar a mudança e agir para mudar.
Mas nada disto é possível sem o apoio familiar. A ação positiva da familia junto ao acumulador é a chave para estimulá-lo e encorajá-lo a mudar, e muitas vezes é uma ferramente poderosa que eleva a auto estima do acometido pela acumulação, levando a prosseguir na busca da cura de seu problema.
Quer saber mais acesse Acumuladores do Discovery Home and Health também é possível acompanhar a série Acumuladores que vai ao ar todas as quintas feiras no canal Discovery Home and Health às 22h (horário de Brasília).



Fonte: http://www.drycalys.com

Comentários