Organize sua casa com pouco dinheiro


 Sabemos que para organizar e decorar uma casa demanda tempo e muito dinheiro, mas quando a criatividade entra em cena, damos nosso "jeitinho" e logo conseguimos resultados bem parecidos e sem gastar um tostão.


  1. Guarde todos os panfletos de take-away e das pizzarias locais num saco de plástico transparente com fecho e coloque numa gaveta da cozinha.
  2. Reutilize frascos de comida de bebé, de alimentos ou especiarias para guardar todas as pequenas ninharias que por vezes andam espalhadas em mil e uma gavetas. A isto chama-se organizar e poupar dinheiro!
  3. Aproveite um cesto ou tabuleiro que possa estar guardado e coloque-o na entrada ou na cozinha para organizar o correio, os documentos escolares e outros papéis necessários para o quotidiano – para combiná-lo com a decoração existente, basta uma lata de tinta em spray na cor que desejar.
  4. Recorte papel usado – aproveitando o lado em branco – agrafe e acabou de criar um pequeno bloco de notas para colocar junto do telefone ou para afixar no frigorífico para escrever a lista de compras.
  5. Evite empilhar revistas. Antes de as colocar na reciclagem, recorte as páginas que interessam e arquive numa pasta física ou digitalize e arquive numa pasta digital.
  6. Os cestos em verga ou palha são elementos decorativos bonitos e económicos, sem esquecer a sua versatilidade e poder de organização: coloque um na entrada (à vista ou no armário) para cada membro da família – aí poderão guardar as luvas, lenços, chaves, carteiras e todos os outros objetos que precisam de levar consigo sempre que saem de casa.
  7. Guarde todos os carregadores de telemóvel, MP3, iPod e outros gadgets no mesmo cesto, na sala por exemplo.
  8. Cuvetes de gelo resistentes e coloridos são uma excelente maneira de organizar clips, pioneses, borrachas e outro material de escritório nas gavetas de uma secretária.
  9. Use e abuse das etiquetas brancas: para identificar caixas de sapatos, fios elétricos, pastas arquivadoras, frascos e qualquer outro recipiente utilizado para organizar alguma coisa.   
  10. As latas vazias de bolachas ou chá são perfeitas para organizar todo o tipo de objetos – se forem bonitas, ainda contribuem para uma decoração gira e poupada.
  11. Organize os jogos de lençóis com este simples truque: guarde o lençol de baixo, o lençol de cima e uma almofada dentro da segunda almofada.
  12. Invista na iluminação dentro dos armários – é uma das melhores formas de assegurar que estes se mantenham organizados.
  13. Faça um inventário dos cabides que tem em cada armário e agrupe os plásticos num e os de madeira noutra – uniformizar o visual do guarda-roupa não tem de ser caro!
  14. Aproveite as portas dos armários para afixar ganchos, utilizando-os para pendurar gravatas, lenços ou bijutaria.
  15. Monte o seu secador de cabelo na parede da casa-de-banho, tipo hotel, e poupe precioso espaço nos armários do WC.
  16. Guarde os brinquedos infantis utilizados na banheira dentro de um saco de rede (normalmente utilizado para colocar roupa delicada na máquina de lavar) e pendure na torneira – os brinquedos não só ficam organizados, como têm tempo e um local apropriado para escorrer e secar.
  17. Aproveite pequenos frascos de vidro ou de plástico para organizar os muitos elementos que compõem o armário da casa-de-banho: cotonetes, pensos rápidos, maquilhagem, bolas ou discos de algodão… Poupar dinheiro na organização é muito fácil!
  18. Recicle uma antiga escada de madeira, encoste a uma parede e pendure toalhas na casa de banho. Uma boa dica para poupar dinheiro na decoração também!
  19. Uma pequena estrutura própria para testos de panelas é um investimento económico que pode fazer. Basta afixar no interior das portas dos armários e ganhar instantaneamente armários mais organizados e mais espaçosos.
  20. Organize as gavetas de talheres com separadores próprios Para os utensílios do dia-a-dia, junte-os numa bonita lata ou vaso sem tapa que possa ter guardado e disponha sobre a bancada da cozinha. Uma boa organização pode permitir poupar dinheiro!
  21. Adquira uma estrutura para afixar à parede, apropriado para vassouras e esfregonas e monte atrás da porta da despensa ou lavandaria, por exemplo. Para o mesmo efeito, martele 2 ou 3 pregos no mesmo local, prenda uma fita (pense nos restos que possa ter do Natal) em torno dos cabos das vassouras e esfregonas e pendure.
  22. Aprenda a dobrar os sacos plásticos em miniatura e guarde-os num recipiente apropriado na cozinha ou reutilize uma caixa de arrumação para o efeito.
  23. Compre alguns sacos de vácuo para, na mudança de estações, guardar roupa e têxteis, sem comprometer muito espaço. Necessita apenas da ajuda do aspirador para organizar eficazmente enquanto poupa dinheiro.
  24. Invista em várias pastas arquivadoras estilo-acordeão com diversos separadores para ter tudo o que precisa no mesmo sítio, sempre que precisar. Desde contas, extratos bancários, exames médicos, garantias de eletrodomésticos, receitas, desenhos ou relatórios escolares, tudo pode ser organizado nestas pastas arquivadoras económicas.
  25. Dê uso ao mealheiro que está a ocupar espaço no armário do escritório, ao colocá-lo na entrada ou na cozinha, para recolher de forma rápida e organizada todas as moedas que possam ficar espalhadas pela casa ou os móveis. Uma boa forma de poupar para aquela compra especial!

Referência: Saberpoupar.com

Comentários