15 de mar de 2011

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA NOITE DE SONO Leia mais: A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA NOITE DE SONO

Quem nunca passou um dia com dores de cabeça, estressada, nervosa e com um péssimo humor por causa de uma noite mal dormida, não é verdade? Pois bem, o sono é fundamental para o equilíbrio do ser humano, a ausência dele pode provocar vários distúrbios, devemos dar importância para um sono tranqüilo e no devido tempo. A qualidade se deve a vários fatores e a quantidade de horas que se dorme varia de pessoa para pessoa. Então, saiba valorizar o sono seguindo as nossas dicas.As pessoas devem manter a regularidade do horário em que dorme e acorda, ou seja, procure dormir sempre no mesmo horário e acordar também no mesmo horário. No início, você pode encontrar algumas dificuldades, mas, o seu corpo vai se acostumar com os hábitos. Não há necessidade de se preocupar com as horas e os minutos detalhados, basta relaxar e manter um período para o sono, geralmente os adultos dormem 8 horas diárias.
Cuidado ao ingerir alguns estimulantes durante a noite, pois eles podem causar insônia, deixar o sono lento e com má qualidade. Muitos produtos são utilizados durante o dia para manter a pessoa atenta e acordada nas atividades diárias. Dentre eles há o café, chá, guaraná, coca-cola e outros que são em forma de vitaminas específicas para estimular o corpo a trabalhar. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas de três a quatro horas antes de dormir, pois em grande quantidade deixa o sono bem distante de você.
É importante algumas ações dentro do seu quarto para que possa ter um sono tranqüilo. Comece deixando o ambiente com pouca luz ou luminosidade nenhuma, o que vai depender de você. Outro fator é o barulho, tente evitar os ruídos da rua e da televisão, muitas pessoas preferem adormecer com músicas suaves e de intensidade menor. O ideal é deixar de lado o excesso de luz, de som e de temperatura, pois o calor e o frio demais não fazem o sono ficar contínuo.
Faça refeição leve antes de dormir, caso contrário você pode acordar com a sensação de que o alimento não foi digerido  durante a noite. Saiba que o estomago trabalha lentamente no período do sono, por isso se alimente duas ou três horas antes de dormir. Os cuidados também devem se referir aos líquidos em exageros, a necessidade de fazer xixi vai interromper o seu sono.
Use roupas leves, passe um creme ou óleo refrescante e tente relaxar o máximo que puder, o ideal é ir pra cama somente quando estiver com sono. Caso contrário, faça leitura e meditação, nada de pensar em problemas diários e ficar ansiosa com o relógio. A atividade física é o ingrediente principal para a fórmula de obter um bom sono, para isso, ela deve ser realizada no fim da tarde. Os exercícios no período da noite podem deixar o corpo aquecido, logo vai demorar um pouco mais para chegar o sono.


Fonte: 
Mulher Feliz

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