RAÇÃO HUMANA: TIRE SUAS DÚVIDAS



Produto é rico em fibras e merece atenção na hora de ser consumido

A ração humana virou o item que não pode faltar na despensa de quem precisa emagrecer. O complemento alimentar, produzido a partir de cereais integrais e oleaginosas, como nozes, castanhas e avelãs, é rico em vitaminas, sais minerais e gorduras insaturadas (benéficas para o coração). No entanto, para perder os indesejáveis quilinhos extras é preciso atenção na hora de consumir o complemento.
De acordo com a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta, para que a ração humana auxilie no emagrecimento, deve substituir de uma a duas refeições por dia, ao invés de ser utilizada como complemento da alimentação. "Se a pessoa acrescenta a ração ao seu cardápio habitual, inclui mais calorias na sua dieta e pode ganhar peso. Por esse motivo, é importante que o produto substitua o café da manhã ou o lanche da noite", alerta a especialista.

QUANTO CONSUMIR

O ideal é consumir duas colheres de sopa do produto por dia. Para isso, basta misturá-la ao leite, sucos, frutas ou iogurtes. O produto é um coadjuvante no processo de emagrecimento. Mesmo com o seu consumo, devem ser realizadas de 5 a 6 refeições diárias. "Se a pessoa fizer poucas refeições ao dia, ao substituir uma refeição pela mistura, por um período longo, podem ocorrer deficiências nutricionais", alerta a nutricionista.
Por ter muita fibra em sua composição, a ração ainda ajuda na redução do colesterol e causa a sensação de saciedade, diminuindo o apetite. Além disso, a mistura pode ajudar a melhorar o humor, por ter magnésio e vitaminas do complexo B na composição. No entanto, devido ao seu alto teor de fibras, é importante uma boa ingestão de líquidos, como água, sucos ou chás, para que haja um bom funcionamento intestinal.

CONTRAINDICAÇÕES

Apesar dos seus benefícios, a ração humana é contraindicada no caso de pessoas com intolerância ao glúten, hipertensos e mulheres que estão amamentando. A mistura contém guaraná e cacau, que são estimulantes e podem alterar a pressão arterial, além de passarem pelo leite materno, podendo causar efeitos colaterais no bebê. No caso de diabéticos, é importante optar por uma composição sem adição de açúcares.

MODO DE PREPARO E VALIDADE

É possível encontrar a ração humana em lojas de produtos naturais ou prepará-la em casa. É simples e fácil!
Ingredientes:
  • 200g de farelo de trigo
  • 200g de extrato de soja
  • 200g de linhaça
  • 200g de açúcar mascavo
  • 200g de aveia
  • 200g de gergelim
  • 200g de gérmen de trigo
  • 200g de gelatina em pó hidrolisada ou colágeno
  • 25g de levedo de cerveja
  • 25g de guaraná em pó
  • 50g de cacau em pó
Misture todos os ingredientes e armazene em um recipiente fechado, na geladeira. Em média, o prazo de validade da mistura é de um mês.

Comentários