TERAPIA MOTIVACIONAL


Mudar um comportamento problemático pode ser difícil e causar ansiedade, porque em geral envolve sair da "área confortável", com a qual o paciente está habituado.

Terapia Motivacional: o que é?

A terapia motivacional encarrega-se de melhorar a forma como as pessoas percebem sua própria capacidade para superar obstáculos e dificuldades. O método envolve compreender as emoções misturadas que as pessoas sentem, quando estão prestes a enfrentar mudanças. O papel do terapeuta motivacional é ajudar os pacientes a reconhecer esses sentimentos contraditórios e a discuti-los, de tal forma que consigam pender a balança para o lado da transformação. Mudar um comportamento problemático - por exemplo, um vício, um distúrbio alimentar ou uma forma de ansiedade social - pode parecer difícil e causar ansiedade, porque em geral envolve sair da "área confortável" com a qual o paciente está habituado.

Como funciona a terapia motivacional?

A terapia motivacional tem como objetivo melhorar a percepção que as pessoas têm de suas próprias capacidades, aumentando a confiança em sua própria habilidade para recorrer a recursos e forças, na superação de obstáculos e dificuldades. Depois de cada sessão, os pacientes acostumam-se gradativamente às sugestões motivacionais feitas pelo terapeuta, e começam a confiar nelas. Uma das técnicas consiste em ensinar o paciente a visualizar alguma coisa que lhe traga uma sensação de poder, para que consiga transformar suas próprias expectativas em realidade.

Quando é recomendável usar a terapia motivacional?

Além do tratamento de vícios e distúrbios alimentares, a terapia motivacional também pode ser usada para:
- Superar fobias e medos
- Reduzir o estresse
- Construir uma atitude mental positiva
- Desenvolver a consciência das próprias capacidades físicas e mentais
- Desenvolver o autocontrole
- Melhorar a habilidade para falar em público
- Estabelecer e alcançar objetivos pessoais e profissionais viáveis
- Melhorar a aparência, a auto-estima e a saúde como um todo.

A terapia motivacional também é muito popular entre os atletas de alto nível, que utilizam suas técnicas energéticas e fortalecedoras, para mudar sua mentalidade e melhorar seus desempenhos.

Fontehttp://www.discoverybrasil.com/homeandhealth

Comentários