BAQUETES OU PÃO FRANCÊS CASEIRO

INGREDIENTES:

500 g de farinha (mais se necessário)
2 1/2 colheres (chá) de fermento fresco p/ pão
1 2/3 xícara (chá) de água morna
2 colheres (chá) de sal
10-15 cubos de gelo
Manteiga para untar

Modo de Fazer:

COMO PREPARAR E TRABALHAR A MASSA

Em uma tigela pequena, esfarele o fermento sobre 4 colheres de sopa de água. Deixe descansar por cerca de 5 minutos, até dissolver, mexendo uma vez. Coloque a farinha em uma base de trabalho junto com o sal. Faça um buraco grande no centro e adicione o fermento dissolvido e a água restante.

Com a ponta dos dedos, trabalhe os ingredientes até ficarem bem misturados.
Aos poucos, vá juntando a farinha com o raspador de massa e misturando-a aos ingredientes líquidos até obter uma massa lisa. Ela deve ficar macia e levemente pegajosa. A massa torna-se menos pegajosa e mais elástica à medida que vai sendo trabalhada. Polvilhe farinha na massa e comece a trabalhá-la, segurando a massa com uma das mãos e estendendo-a com a outra, na direção contrária à sua. Continue a abrir e fechar a massa. Gire-a um pouco e trabalhe por 5-7 minutos, até ficar muito macia e elástica e virar uma bola. Se a massa ficar pegajosa, enfarinhe de leve a base de trabalho.

Pincele uma tigela grande com manteiga derretida. Coloque a massa trabalhada na tigela e vire-a para que o outro lado fique levemente untado.
Cubra a tigela com um pano de prato úmido e deixe a massa crescer em local quente, por 2 - 2h30min, até que triplique de volume. Vire a massa em uma base de trabalho levemente enfarinhada e trabalhe por 15 - 20 segundos, a fim de eliminar o ar. Volte a massa para a tigela, cubra e deixe crescer em local quente por 1h - 1h30min., até dobrar de volume.

COMO MODELAR E ASSAR AS BAGUETES

Polvilhe a fôrma especial para Baguete com farinha, ou coloque um pano de prato enfarinhado sobre a fôrma comum. Vire a massa em uma base levemente enfarinhada e trabalhe-a por 15-20 segundos, para eliminar o ar. Cubra a massa e deixe descansar por cerca de 5 minutos. Com o facão, corte a massa sem puxar, dividindo-a em 3 pedaços iguais. Cubra os outros 2 pedaços de massa enquanto modela os Baguete. Enfarinhe as mãos e abra a massa até obter um retângulo de 10 x 18 cm.

DICA:
Comprimir a massa em um retângulo ajuda a eliminar bolsões de ar, melhorando a textura. Começando por um lado longo, enrole o retângulo de modo a formar um cilindro; aperte e vede com os dedos à medida que vai enrolando. Com as palmas das mãos, role o cilindro, estendendo-o até parecer uma bengala, com cerca de 40 cm de comprimento.

DICA:
Aperte o cilindro com força para obter um pão de boa textura; ao rolar o cilindro, movimente as mãos do centro para as pontas, a fim de manter a forma do pão. Enfarinhe as mãos e a base de trabalho somente se necessário: farinha demais faz a massa deslizar, farinha de menos deixa a massa pegajosa.

 Coloque os pães modelados na fôrma preparada. Repita o procedimento com os outros dois pedaços de massa. Cubra a fôrma com um pano de prato seco e deixe a massa crescer em local quente, por cerca de 1 hora, até dobrar de volume. Aqueça o forno a 220ºC. Coloque a bandeja do forno (ou uma assadeira para aquecer na base do forno ou na grade mais baixa.

 Com uma faquinha faça em cada pão 3 longos cortes, ligeira mente em diagonal, de 5 mm de profundidade (os cortes permitem que o vapor saia enquanto o pão assa).Coloque a fôrma com os pães no forno aquecido.Imediatamente coloque cubos de gelo na bandeja do forno ou assadeira quente. Asse os pães, por 25 - 30 minutos, até ficarem bem dourados. Vire-os e bata na base com os nós dos dedos : o pão deve emitir som oco e os lados devem estar crocantes, quando pressionados. Deixe esfriar por completo.

DICA:

Assim que o gelo entra em contato com a bandeja do forno (ou assadeira) quente, forma-se vapor, o que dá aos pães a casca crocantes.
Beijinho para Modelar
1 lata de leite condensado 1 xícara (chá) de coco fresco ralado (ou 100 g de coco seco ralado) 1 colher de sopa de margarina Açúcar de confeiteiro (glaçúcar) até dar ponto Corante a gosto

Modo de Fazer:

Se usar coco ralado seco, hidratá-lo com 1/2 xícara de leite por +- 10 minutos. Misturar todos os ingredientes e levar ao microondas por +- 6 minutos mexendo a cada 2 minutos (ou no fogão em fogo médio, mexendo sempre até soltar do fundo da panela). Depois de pronto, colocar num prato untado
com manteiga e deixar esfriar. Polvilhar o lugar em que vai trabalhar com a massa com açúcar glaçúcar e colocar a massa (fria). Ir adicionando aos poucos esse açúcar e misturar suavemente, sem sovar, até dar ponto de modelar. Usá-lo na cor natural ou tingi-lo com corantes vegetais. Modelar as figuras colando as partes entre si com clara de ovo sem bater.

Dicas:

Pincelar as figuras modeladas com clara de ovo sem bater, para proteger e dar brilho. Para colar as peças entre si, umedecê-las com clara de ovo sem bater, usando um pincel. Unir as partes, pressionando-as um pouco. Para conservar a massa depois de amassada, colocá-la em saquinho de plástico e fechá-lo bem.

Comentários