Nutrição x Câncer

A dieta é considerada um fator importante em 20 a 50% de todos os casos de câncer, atuando ao lado de outros aspectos como idade, predisposição genética, hábitos vida (como tabagismo, estresse e sedentarismo), e fatores ambientais (como a exposição ao sol e poluição). Algumas pesquisas sugerem que pode ser possível evitar 35% dos casos de câncer apenas alterando a dieta.

Alguns alimentos são funcionais para o organismo, funcionando como antioxidantes e prevenindo vários tipos de câncer e outras doenças. Os antioxidantes são alimentos que têm como propriedade doar radicais para algumas células/substâncias corporais que estão com radicais livres que são causados por vários tipos de estresses como já comentado, ocasionando problemas de saúde, entre eles o câncer.

Então, a necessidade de uma alimentação equilibrada, com bastante alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais se fazem imprescindíveis para o combate destes radicais livres e assim consequentemente do câncer.

Alguns antioxidantes: Vitamina C (frutas cítricas), Vitamina E (óleos vegetais, grãos e nozes), Vitamina A (alimentos alaranjados, amarelos, vermelhos), Zinco (carnes, laticínios).
Devem ser evitadas as gorduras, pois também ajudam na proliferação de células malignas. As frituras produzem uma substância chamada acroleína, que é extremamente perigosa no desenvolvimento de vários tipos de cânceres.

Sete dicas simples para diminuir o risco de câncer

O American Institute for Cancer Research oferece as seguintes recomendações para prevenir o câncer:

. Mantenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal.
. Coma muitas frutas e verduras.
. Mantenha o peso saudável e pratique atividade física.
. Não beba ou beba quantidades moderadas de álcool (recomenda-se, no máximo, duas doses por dia para os homens e uma dose para as mulheres).
. Coma alimentos pobres em gorduras e sal.
. Prepare e guarde os alimentos de forma adequada.
. Não fume de maneira alguma.

Fonte: Consultório de Nutricao do IOM - Instituto de Oncologia e Mastologia (AP),
Fones 3261-1635/3261-1560.

Comentários