Jogo americano com listras coloridas

Quem sabe bordar ponto de cruz conhece o etamine, um tecido perfurado no qual as bordadeiras criam seus desenhos. Nesta proposta, o material - vendido por metro em armarinhos - ganha novo tratamento: trespassado por fitas de cetim e com o arremate de uma barra, transforma-se em jogo americano. "A execução requer desfiar faixas no etamine com a mesma largura de cada fita a ser passada, um trabalho que exige paciência", explica Cristiane Franco, do Ateliê Rococó. Antes de iniciar essa tarefa, porém, distribua as fitas sobre o corte de tecido e experimente a composição até encontrar o resultado mais harmonioso.



Material
Tecido do tipo etamine cortado no tamanho 44 x 34 cm
Fitas de cetim de diversas larguras e cores
Agulha e alfinete de fralda
Tesoura


Passo a Passo


Desfie o tecido: com a ajuda da agulha, levante um fio (no sentido da largura do etamine) e puxe-o. Corte a parte levantada com a tesoura e repita a operação até completar o desfiado.

 
 
Passe a fita: quando a área desfiada estiver com a largura da fita escolhida, prenda a ponta do cetim ao alfinete de fralda e passe-o pela trama que restou no etamine – uma vez para cima, outra para baixo.
 
 
 
 
 
 
Faça a barra: depois que tiver terminado o tramado de fitas, vire 0,5 cm da borda do tecido. Repita a dobra e faça a barra a máquina ou a mão. Essa dobra dupla evita rebarbas no acabamento.
 
 
 
 
Fonte: http://www.casa.abril.com.br/

Comentários