Dicas para economizar na lavanderia

Economia doméstica é sempre bem-vinda e reduzir os gastos com água e energia na lavanderia pode ser o primeiro passo para sentir a diferença no bolso. Pequenas atitudes na hora de lavar, secar e passar roupa podem colaborar com o seu orçamento.
Na lavanderia, a regra básica para quem quer economizar é não deixar torneiras abertas quando não precisar usar a água. No tanque, mantenha a torneira fechada enquanto esfrega a roupa. As peças com sujeira pesada devem ser deixadas de molho antes da lavagem. Só abra a torneira novamente para enxaguar.
As máquinas mais modernas oferecem opções para selecionar o nível de água de acordo com o volume de roupa. Essa função inteligente das lavadoras limita o desperdício de água.
Não se esqueça de separar as roupas claras das escurar e lavar somente tecidos que permitam o uso em lavadoras, sempre seguindo as instruções indicadas nas etiquetas das roupas. Dessa forma, você não só economiza água e energia, mas também poupa seu tempo.
A água do tanque e da máquina de lavar podem ser reutilizadas para lavar o quintal. Você gasta menos água e ainda economiza sabão em pó.
Na hora de secar a roupa, use o varal em vez da secadora. Ou, se preferir, coloque as peças na máquina de secar por alguns minutos e depois no varal enquanto ainda estiverem úmidas. A dica de acumule o maior número de roupas antes de lavar também vale para quando for passar as peças.
O ferro de passar consome muita energia, portanto, é melhor usar de uma vez. Pendurar a roupa corretamente no varal, deixando o mais esticado possível e dobrar bem se não for passar na hora são outras dicas de economia. Deixando tudo embolado, você perde mais tempo para passar a roupa e, consequentemente, gasta mais energia.
Fique atenta ao selo do Procel, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que indica o gasto energético de cada eletrodoméstico da lavanderia. O selo traz letras de A a G e, quanto mais próximo de A, mais econômico o aparelho.

Comentários