10 dicas de limpeza fácil da casa

Limpar a casa não é tarefa fácil. Exige muito esforço e tempo e, hoje em dia, a maioria das mulheres não tem um dia inteiro para dedicar à faxina. Como muitas donas de casa precisam diminuir o tempo gasto com limpeza, selecionamos algumas sugestões que facilitam a faxina da casa:
1 – Inicie a faxina pelas áreas da casa que estão mais bagunçadas ou sujas. O ideal é sempre começar a limpeza pela parte mais difícil e deixar o mais fácil para o final. Assim, você aproveita melhor sua energia e terá mais ânimo para limpar o restante da casa quando terminar a pior parte.
2 – Mantenha sempre uma rotina de limpeza, assim fica mais fácil perceber qual é a forma mais rápida de organizar sua faxina. Você pode, por exemplo, sempre começar tirando o pó de todos cômodos e depois seguir com a limpeza líquida nestas áreas.
3 – Organize seus produtos de limpeza e guarde-os sempre no mesmo lugar. Na hora da limpeza, coloque todos os produtos que vai precisar em um balde ou outro tipo de container que você possa carregar pela casa. Desta forma, você evita ter que ficar buscando um produto diferente cada vez que for necessário.
4 – Procure utilizar apenas a quantidade necessária de produto de limpeza. Em vez de exagerar no uso de um ou outro produto, tente usar o produto certo para cada tipo de sujeira e de superfície, diminuindo o risco de estragar pisos e outras superfícies por causa do exagero de produto químico.
5 – O aspirador de pó pode ser um grande aliado na faxina. Aspirar sujeiras antes de passar pano no chão facilita muito o trabalho e diminui boa parte do tempo de faxina. Quem tem problemas respiratórios deve evitar ficar varrendo para não subir o pó do chão e, nesse caso, o uso do aspirador é essencial.
6 – Organize-se de forma que a cada limpeza você se concentre mais em um ou dois cômodos a da casa. Por exemplo, em uma faxina você cuida mais da cozinha, limpa a geladeira, organiza os armários e na próxima faxina você se concentra na limpeza dos banheiros. Deste modo, você se cansa menos emantém os cômodos sempre bem limpos.
7 – Sempre use panos e utensílios diferentes para determinadas partes da casa. Por exemplo, nunca use os panos de limpar banheiro para fazer a limpeza da cozinha e vice-versa. Assim, você evita contaminação. Uma boa dica para não se confundir na hora da limpeza é determinar cores diferentes de pano para cada parte da casa.
8 – Cuidado na hora de limpar cantos muito altos ou muito baixos. Evite ficar se torcendo para alcançar a parte mais alta de armários, em vez disso, use uma cadeira ou uma pequena escada bem firme. Quanto aos cantos mais baixos, o ideal é abaixar totalmente o seu corpo para melhor alcançar estes espaços.
9 – Outra dica para facilitar a limpeza da casa é nunca perder tempo esperando uma área secar ou o produto químico fazer efeito. Em vez de ficar parada, planeje a limpeza de modo que você sempre estará fazendo algo enquanto aguarda um produto fazer efeito ou algo do tipo.
10 – Por fim, a dica mais importante de todas é sempre limpar imediatamente após sujar. Se caiu algo no chão ou alguém entrou com os pés sujos em casa, o melhor é limpar na mesma hora. Depois de um tempo, a sujeira seca e fica mais difícil de ser removida. Além disso, desta forma você mantém a casa sempre mais limpa e mais fácil de ser faxinada, sem deixar tudo para o dia da limpeza.

Comentários