Tenha uma estufa de plantas dentro de casa

Quase todo mundo gosta de plantas, mas nem sempre é a missão mais fácil fazer com que as pequenas mudas cresçam saudáveis e bonitas. Uma alternativa para esse período é a estufa, que pode ser feita em casa, quase sem trabalho, e dá um efeito e tanto no crescimento das plantinhas. "São estruturas que tem como o objetivo acumular e conter calor. A temperatura é maior no seu interior que ao seu redor e tem pouca ventilação, para que o calor não se perca", afirmou a paisagista Camila Cavallari, da Verde Vaso Projetos.

Mas não é preciso gastar fortunas em grandes instalações de vidro: pode-se aproveitar um espaço da própria casa. "As varandas fechadas com vidro ou as lavanderias envidraçadas são ideais para orquídeas, por exemplo", afirmou. Outra alternativa são aquários grandes com tampas, que podem ser ótimos para as famílias das cactáceas e suculentas.
Mais fácil ainda, é montar um suporte com madeira e revestir com sombrite preta (aquela tela que protege as janelas dos insetos), que garante um efeito um pouco mais escuro e conserva o calor. A dica é da paisagista Alessandra Luz. "As ervas são plantinhas frágeis que não precisam ter excesso de sol. Se a luminosidade for filtrada, é melhor. Além disso, umidade, irrigação adequada e adubação, além de muito cuidado, são fatores imprescindíveis para que elas se desenvolvam", afirmou.
Plantas de sol não se dão muito bem dentro da estufa. Para saber esses detalhes sobre cada espécie é importante se informar na hora da compra. "Depois de 15 dias ela pode morrer, ficar mole ou perder as folhas. Cada tipo tem uma resposta e, por isso, é preciso cuidar adequadamente", disse Alessandra.
E depois que a planta pegar na terra, pode tirá-la da estufa e plantar em um vaso maior. Aí é só tomar cuidado com a irrigação (água demais também pode matar) e apreciar o crescimento de sua plantinha.

Fonte: Terra - Mulher

Comentários