Maquiagem pode causar herpes, clamídia e outras bactérias


Cuidado:

Lápis de olhos, rímel, delineador, blush e sombras. Não há como negar que a maquiagem ressalta a beleza feminina e encobre algumas imperfeições, mas o hábito de se pintar, muito presente no dia-a-dia das mulheres, pode trazer vários danos à pele.
A dermatologista e membro da Sociedade de Medicina e Estética, Dra. Valéria Marcondes alerta como usar e “abusar” da maquiagem sem se prejudicar.
O arsenal de beleza feminino, em contato direto com a pele e com os olhos, muitas vezes é o grande responsável por irritações, ardência, coceira e reações alérgicas. “Compartilhar maquiagem pode provocar doenças como herpes e clamídia, que passam com facilidade de uma boca para a outra quando se divide o mesmo batom.”.
Por mais que os cosméticos hoje em dia sejam antialérgicos, é de extrema importância a retirada da maquiagem por completo e a limpeza da região dos olhos antes de dormir.
No caso das crianças, não é recomendado o uso de produtos indicados para adultos. A pele jovem está em constante transformação e a utilização indevida da maquiagem, a médio e longo prazos, pode provocar sérias alergias e desenvolver até a acne cosmética, antecipando um quadro que só deveria ter início na adolescência. “O ideal é que utilizem apenas produtos indicados para a idade como batons à base de frutas que apresentam fórmulas mais leves, menos irritativas e pouca durabilidade nos lábios”.

Outro cuidado muito importante é com a data de validade estampada no rótulo do cosmético.

Todas as fórmulas contêm conservantes que só garantem a integridade do produto até certo tempo. Depois disso, o caminho está livre para a proliferação de microorganismos. “O contato do produto com ar, pele e mucosas favorece a contaminação de bactérias e fungos e os resultados são alergias e infecções, como o sapinho e a conjuntivite. Em casos mais graves, se houver alguma lesão na pele de um problema provocado por um cosmético vencido, o quadro pode ser ainda mais grave e desencadear até a meningite e a hepatite.”.

Cuide-se:

1- Tampe os produtos e deixe-os longe de locais úmidos ou muito quentes, como o banheiro, por exemplo.
2- Se um produto não está mais com o estojo intacto, não deve ser usado.
3- Evite guardar cosméticos soltos na bolsa. Pequenos choques podem quebrar a embalagem e abrir vãos para a entrada das bactérias.
4- Evite o contato direto de qualquer cosmético com os olhos, principalmente as pessoas que usam lentes de contato.
5- Dormir maquiada pode acelerar o envelhecimento e aumentar os riscos de irritação.
6- Limpe a pele e retire toda a maquiagem antes de deitar-se.
7- Prefira utilizar produtos de marcas confiáveis.
8- Ao primeiro sinal de desconforto, suspenda o uso — mesmo que tenha adquirido o cosmético no mesmo dia!
9- Prefira produtos com proteção solar. Eles servem de escudo para a sua pele e são mais resistentes à degradação provocada pela luz.
10- Em vez de aplicar o produto com os dedos, use uma pazinha ou esponja. Afinal, as unhas costumam esconder micróbios.
11- Não molhe os pincéis das sombras para obter o efeito esfumado. A umidade facilita a proliferação de bactérias.
12- Depois de usar pincel para aplicar o batom, limpe-o com lenço de papel.
13- Lave pincéis e esponjas com sabonete líquido ou xampu uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, mas deixe secar bem, de preferência sob o sol. “Se isso não for possível, é melhor usar apetrechos novos”, aconselha Emiro Khury. “E, enquanto se maquia, não os apóie em nenhuma superfície para não contaminá-los.”
14- Observe alterações na aparência, na consistência e no cheiro. Se elas aparecerem, jogue fora mesmo que a maquiagem esteja na validade.
15- Finalmente, prefira as maquiagens em pó, pois as cremosas se contaminam com mais facilidade.


Fonte: Dra. Valéria Marcondes - (Dermatologista e membro da Sociedade de Medicina e Estética)

Comentários