HIDRATAÇÃO PREPARA OS CABELOS PARA O VERÃO

Com a chegada do verão os cabelos acabam ficando mais expostos ao sol, cloro da piscina, sal do mar, entre outros agentes. Se combinados a processos químicos como chapinhas e tinturas, e sem cuidados necessários, eles acabam ficando opacos, arrepiados, quebradiços ou ressecados. Para evitar esse quadro ou conseguir revertê-lo, o cabeleireiro Rogério Mello recomenda hidratações periódicas. “A hidratação deve ser vista como um tratamento.

Não adianta fazer só uma e achar que está tudo resolvido. O ideal é começar a fazer semanalmente com um profissional até chegar no ponto de manter os resultados em casa com produtos de qualidade e indicados para uso caseiro”.
Mello também esclarece que há diferentes tipos de hidratação dependendo da textura dos fios, do tipo de química recebida e da necessidade de cada cabelo. “Às vezes a cliente chega ao salão pedindo um tratamento feito pela amiga. É importante entender que cada caso é um caso e nem sempre o que dá certo para uma pessoa funciona para outra”.

Veja abaixo algumas indicações

Cabelos secos:
Lisos ou crespos, são cabelos porosos que precisam de água e óleo para se manter saudáveis. O mais indicado são as máscaras capilares uma vez por semana, depois, a cada quinze dias até chegar ao tratamento em casa. Nesse caso são usadas máscaras que têm ação pelo calor (toalha quente ou vapor) e dão resultados fantásticos. Já no caso dos cabelos tingidos a indicação é começar com ampolas pós-tintura, que fecham as escamas dos cabelos.

Cabelos oleosos:
Ao contrário do que se possa imaginar cabelos oleosos não são sinônimo de cabelos hidratados. “O primeiro passo é fazer uma assepsia do couro cabeludo para extrair toda oleosidade e em seguida a hidratação dos fios dos cabelos”.

Cabelos normais:
Sejam eles crespos, lisos, curtos ou longos, suportam um período maior entre um tratamento e outro. Uma boa opção para esse tipo de cabelo são as ampolas instantâneas que desenvolvem o brilho e os torna sedosos e maleáveis rapidamente.


Dicas para hidratação em casa:
Rogério Mello explica que, para uma boa hidratação caseira, é preciso primeiro comprar um bom produto que seja adequado ao tipo de cabelo da pessoa. “Para cabelos tingidos ou com qualquer outro tipo de química, é sempre bom dar preferência aos produtos sem sal”. É preciso ainda evitar a aplicação do produto na raiz e massagear bem do comprimento das pontas. “Vale lembrar que quem lava os cabelos todos os dias acaba extraindo a oleosidade natural e precisando repor em forma de hidratação com mais freqüência”.

Fonte: Rogério Melo

Comentários